Se em pleno ano 2022, você ainda se questiona qual a importância das redes sociais para as empresas, sem sombra de dúvidas este conteúdo é para você!
O que são redes sociais e qual a importância das redes sociais?
As redes sociais são ambientes que possibilitam a conexão social entre pessoas, grupos ou organizações que possuem valores ou interesses semelhantes, e, por esse motivo, interagem entre si.
Com a internet, as redes sociais se tornaram ainda mais abrangentes, pois, por meio das mídias sociais, que são as plataformas onde os conteúdos são transmitidos online, como as conhecidas redes do Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, e outras, as conexões entre as pessoas se tornam ainda mais amplas.
O foco inicial das redes sociais foi, e continua sendo, potencializar a relação entre pessoas e pessoas, e hoje, com o fortalecimento da era digital, essas redes são essenciais para o relacionamento, entretenimento, network e o fortalecimento de nichos.
Qual a importância das redes sociais para as empresas?
Um estudo realizado pela MarketingSherpa constatou que 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais, e apesar desse estudo ter sido realizado no mercado americano, essa realidade também é vista aqui no Brasil, onde milhares de brasileiros consomem online.
Além disso, com o fortalecimento das tecnologias, e a necessidade de acompanhar o imediatismo do consumidor 4.0, as empresas viram nas redes sociais uma forma de se aproximarem de seus clientes, criando experiências mais conversacionais com eles, graças a canais de comunicação mais horizontais.
São muitos os benefícios das redes sociais para empresas, já que por meio delas os negócios conseguem criar um relacionamento muito mais próximo com seus clientes, e ainda podem divulgar seus produtos e promoções de forma barata, em um ambiente de grande alcance.
Principais benefícios das redes sociais para empresas
Agora que você já entende basicamente qual a importância das redes sociais para as empresas, confira a seguir os principais benefícios dessas redes, quando utilizadas na divulgação e no relacionamento dos negócios com seus consumidores.
Aumento da visibilidade;
construção de relacionamento com o público;
melhoria do posicionamento da marca no mercado;
melhoria do engajamento nas redes sociais;
construção de uma base de consumidores fiéis;
possibilidade de acompanhar os indicadores das redes sociais;
dentre outros.
Como utilizar as redes sociais para promover pequenos negócios?
Como vimos, a presença nas redes sociais garante muito mais proximidade com o público, e isso garante um crescimento mais expressivo para os empreendimentos. Por isso, é muito importante que os negócios entendam quais são fatores e indicadores de redes sociais que devem ser acompanhados, a fim de conquistar um crescimento real para as marcas.
Mas, como utilizar as redes sociais para promover pequenos negócios? Não existe apenas uma resposta para essa pergunta, pois, muitos fatores podem interferir nessa promoção, e, dentre os principais, podemos apontar:
a disseminação de bons conteúdos nas redes;
o acompanhamento dos indicadores das redes sociais;
a interação contínua com os seguidores;
a veiculação de anúncios usando ferramentas de publicidade paga;
Comments