Antes mesmo de ingressar nos canais sociais, é preciso definir uma estratégia nas redes sociais. As empresas não estão presentes nas redes e mídias digitais só por estarem. É necessário saber aonde se quer chegar com essa presença para tomar as decisões corretas durante o percurso deste caminho até o objetivo.
A estratégia nas redes sociais deve ir além do objetivo, definir o tipo de linguagem usada, o cronograma de postagens, um documento com mensagens pré-definidas para que futuramente, caso haja troca de profissionais no time, a empresa continue presente da mesma forma nas redes. Destacamos aqui os principais detalhes que você deve se preocupar para definir uma estratégia nas redes sociais. Objetivo Você precisa definir o objetivo principal da sua presença na rede. É para vender mais produtos? Divulgar melhor seus serviços? Criar um relacionamento mais pessoal com o seus clientes? Ou fortalecer a sua marca? O objetivo necessita ser definido para que você possa saber o tipo de conteúdo que você deve postar para alcançar a meta. Conteúdo Com o objetivo definido, você precisa criar conteúdo de qualidade que inspire e engaje com o seu público, produza conteúdos que estimule a participação, encoraje a produção colaborativa fazendo com que os próprios clientes escrevam sobre sua marca. Complemente seu canal com informações de outros canais e não se esqueça de fazer uma boa curadoria de conteúdo em sites e blogs equivalentes à sua marca. Descubra a frequência com que sua marca deve postar em cada rede social e saiba quais são os melhores horários para postar em rede social . Interaja com seus seguidores Não deixe os seus seguidores falando sozinhos. Ninguém gosta disso. É ótimo quando contatamos uma marca e ela prontamente responde, tentando ajudar ou simplesmente agradecendo por você tirar um tempo para se relacionar com ela. Você deve, porém, estar preparado para as críticas, os “haters” existem em todos os lugares. Por isso, pense em respostas prontas para sempre direcionar as pessoas insatisfeitas com a sua marca para uma conversa privada, seja você ligando para elas ou levando-as para as mensagens privadas. Lembre-se: um cliente satisfeito nunca vem sozinho, sempre traz mais clientes. Por isso, às vezes, dar um produto de cortesia tentando resolver o problema do cliente é ganhar mais três clientes que virão com ele. Monitore com frequência Existem ferramentas magníficas na internet para monitorar as redes sociais. Mensure quantas pessoas estão sendo atingidas, o quanto elas se engajam com o seu conteúdo e a sua marca e o que elas falam sobre a sua empresa. Um estratégia de monitoramento bem feita possibilita prever e conter de antemão possíveis crises, assim como reconhecer oportunidades e tendências de mercado. É com o monitoramento que suas ações de conteúdo, relacionamento e produto serão guiadas e terão maiores chances de sucesso.
Comentários